Depoimento do servidor Marcos Júnior

MEU PRIMEIRO CONTATO COM A UNIMONTES ACONTECEU NOS ANOS DE 1985, ERA JOVEM, EM COMPANHIA DA MINHA MAE, PASSA PELA RUA DO CASSARÃO DA FAFIL EM DIREÇÃO A VILA BRASILIA ONDE MORAVAM PARTE DA FAMÍLIA.

SEMPRE QUE PASSAVA PELO CASARÃO DA FAFIL ALGO ME CHAMAVA A ATENCÃO, ACHO QUE ERA A ARQUITETURA OU A VISÃO QUE EU TINHA OLHANDO PRO ALTO, VIA AQUELAS PESSOAS SENTADAS NAS CADEIRAS, NÃO SEI BEM EXPLICAR O QUE ME CHAMAVA ATENÇÃO, MÁS SEMPRE QUE PASSAVA EU ME SENTIA PARTE DA ARQUITETURA, TODA VEZ QUE CHEGAVA PRÓXIMO FALAVA COM MINHA MÃE. FORAM VARIAS IDAS E VINDAS E SEMPRE FALAVA, “VOU ESTUDAR AQUI MÃE UM DIA”. E ELA SEMPRE DIZIA:  VAI SIM FILHO”.

FORAM VÁRIOS PASSEIOS PELO CASARÃO DA FAFIL E SEMPRE ME DESPERTANDO CURIOSIDADES E VONTADE DE ESTÁ LA.

CHEGUEI NA IDADE DOS ANOS E EU SEMPRE ESTUDAVA E TRABALHA, MAS ESTAVA SEM TRABALHO, MAS UM ESTAVA EU   EM CASA E DESPERTOU EM MIM UMA VONTADE DE PROCURAR UM TRABALHO, SEMPRE MOREI NA AREA CENTRAL, PERTO DE CASA HAVIA UM CENTRO QUE CHAMAVA “SINE” NÃO RECORDO NO MOMENTO PARA DIZER O SIGNIFICADO DO NOME, MAS FUI ATÉ LÁ COM A MINHA CARTEIRA DE TRABALHO EM MÃOS.

CHEGANDO LA FUI ATENDIDO PRONTAMENTE POR UMA ATENDENTE QUE ACOLHEU MINHA SOLICITÃO DE EMPREGO. APOS PREENCHER A SOLICITAÇÃO MANUAL, FUI INFORMADO PELA A MESMA QUE HAVIA UMA VAGA PARA TRABALHO MATUTINO EM UMA FACULDADE SITUADA NA PRAÇA DA MATRIZ E QUE TERIA SOLICITADO CANDIDATOS PARA PREENCHER UMA VAGA PARA OFFICI BOY (MENSAGEIRO) NO TURNO DA MANHA, E QUE SE EU INTERESSASSE QUE FOSSE ATÉ LA E ME APRESENTASSE COMO CANDIDATO A VAGA, ME LEMBRO MUITO BEM DO ENDEREÇO, “RUA CORONEL CELESTINO Nº 75. ISSO NO ANO DE 1987, MAIO DE 1987.

FUI ATE ESTE ENDREÇO E QUANDO EU ME APROXIMAVA DA PRAÇA DA MATRIZ DEI VOLTAS E VOLTAS A PROCURA DESTA FACULDADE, LEMBRO QUE ALGUÉM ME DISSE ESTE ENDEREÇO SERIA NAQUELE CASARÃO.

POR UM INSTANTE SENTEI NO BANCO DA PRAÇA E DA POSIÇÃO QUE EU ESTAVA AVISTAVA O CASARÃO, OLHAVA PRA ELE NERVOSO E COM UM SORRISO LARGO NÃO CONSEGUIA CONTROLAR MINHA EMOÇÃO.

RECORDEI DO TEMPO QUE PASSAVA COM A MINHA MÃE, TODOS  AQUELES DIAS PASSADOS VIERAM NA LEMBRANÇA E EU NÃO ACREDITAVA QUE ESTAVA INDO EM DIREÇÃO AO CASARÃO LUGAR ONDE SEMPRE ME CHAMOU A ATENCÃO.

MEIO TRÉMULO CHEQUEI, DESLUMBRADO , ENTREI EM UMA SALA ONDE UMA SENHORA MUITO EDUCADA ME RECEBEU , O NOME DESTA SENHORA ERA “ADÉLIA MIRANDA DE OLIVEIRA”,

ELA RECEBEU MEU ENCAMINHAMENTO E COMEÇOU UMA ENTREVISTA .

, AS RESPOSTAS SAIAM RAPIDAS, FUI ME INTURMANDO ENTRE AQUELAS PESSOAS QUE ALI SE ENCONTRAVAM.

ELA DISSE QUE ALI ERA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ONDE FORMAVA PROFESSORES E QUE O TRABALHO SERIA PARA AJUDÁ-LOS A LOCOMOVER EQUIPAMENTOS DE AUDIO E VIDEO E QUE ALGUMAS VEZES IRIA ENTREGAR CORRESPONDENCIA FORA DO PRÉDIO E ME PERGUNTOU SE EU TERIA ALGUMA EXPERIENCIAS NESSA MODALIDADE DE TRABALHO.

DISSE QUE NÃO MAS ESTARIA INTERESSADO EM APRENDER. E ELA  DISSE OK, PRIMEIRAMENTE EU IRIA SE AVALIADO NOS CONHECIMENTOS GERAIS ,CALIGRAFIA , PORTUGUÊS E  CONHECIMENTOS  GERAIS.

FUI SUBMETIDO A UMA PROVA ESCRITA E REDAÇÃO.

APOS O TÉRMINO DA PROVA ESCRITA , VEIO LOGO O MEU TEMA EM MENTE DA REDAÇÃO.

“MEU PRIMEIRO ENCONTRO COM O CASARÃO DA FAFIL”

ESTE FOI O TEMA ESCOLHIDO PARA DESCREVER O MOMENTO QUE EU JÁ TINHA EM MENTE MUITO ANOS ATRAZ.,

NÃO ME RECORDO EXATAMENTE O QUE DESCREVI SOBRE O TEMA, MAS FOI ALGO EM QUE ME DESLUMBROU NOS PRIMEIROS DIAS EM QUE PASSEI POR AQUELE CASARÃO.

APÓS TODO O PROCESSO DE PROVAS ESCRITAS, FUI CONVIDADO A CONHECER O ESPAÇOS FÍSICOS DO PRÉDIO.

FUI APRESENTADO PARA O DIRETOR, O SR. ANTÔNIO JORGE, E EM SEGUIDA A SENHORA ADÉLIA CONTINUAVA O RITUAL DE APRESENTAÇÃO., PARECIA QUE EU JÁ ESTAVA APROVADO PARA A VAGA DE TRABALHO.

APOS TODO ESSE PROCESSO, FUI PRA CASA E ELA ME PEDIU QUE VOLTASSE NO OUTRO DIA PARA PASSAR O RESULTADO DOS TESTES.

FUI APROVADO.

ESTE FOI O PRIMEIRO ENCONTRO COM A UNIMONTES QUE AINDA ERA A “FUNM “

NO DECORRER DOS TEMPOS FUI CAMINHANDO LADO A LADO COM AS TRANSFORMAÇÕES E VIVENCIANDO A HISTÓRIA.

DEIXAMOS AS ANTIGAS MÁQUINAS DE DATILOGRAFIA PARA USAR OS PRIMEIROS COMPUTADORES.

DEIXAMOS OS ANTIGOS “PINCÉIS ATÔMICOS” PARA USARMOS AS MÁQUINAS DE XEROX E IMPRESSORAS.

PARTICIPEI DE TODOS OS VESTIBULARES.

ESTIVE PRESENTE EM QUASE TODA A TRAJETÓRIA DA UNIMONTES, DOCUMENTEI EM FOTOS E VÍDEOS A TRANSFORMAÇÃO E CRESCIMENTO., FUI A BELO HORIZONTE ONDE PARTICIPEI DO ATO DE ESTADUALIZAÇÃO DA UNIMONTES NO PALÁCIO DA LIBERTADE.

AINDA NESSA TRAGETÓRIA SECRETARIEI 09 DIRETORES DE CENTRO E PARTICIPEI INTIRETAMENTE DAS GESTÕES DE 5 REITORES.

ESTIVE NO PRIMEIRO VESTIBULAR DA UNIMONTES FORA DA SEDE NA CIDADE DE JANUÁRIA. FIZEMOS A TRAVESSIA DE BALSA SOB O VELHO CHICO.

ESTIVE NA INAUGURAÇÃO DOS PRÉDIOS DO CCH, CCSA, BIBLIOTECA, REITORIA, CENTRO ESPORTIVO E MUITOS OUTROS.

NESTES TEMPOS FUI FOTÓGRAFO, CINEGRAFISTA, EDITOR DE ÁUDIO E VIDEO MESTRE DE CERIMÔNIA, TELEFONISTA, DANÇARINO NOS GRUPOS FOLCLÓRICOS,

MEMBRO DO CORAL UNIVERSITÁRIO, OPEREI VÁRIAS MÁQUINAS DE XEROX, FISCAL DE SALA PARA PROVAS DE VESTIBULARES, ADMINISTRATIVO NA CIDADE DE JANUÁRIA PARA ORGANIZAR A SECRETARIA, ADMINISTRATIVO NA CIDADE DE SALINAS PARA RECEBIMENTO DE MATRICULAS, ADMINISTRATIVO NA CIDADE DE ESPINOSA E IDIRETAMENTE NAS CIDADES DE JANAÚBA, PIRAPORA, MATIAS CARDOSO, SÃO JOÃO DO PARAISO, RUBELITA, SALINAS, ÁGUA BOA (VALE DO JEQUITINHONHA) SÃO FRANCISCO E ARINOS.

2022, AINDA ESTOU POR AQUI. PARTICIPANDO DAS AÇÕES DA UNIMONTES NO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E CONTINUO VIVENCIANDO A CONTINUIDADE DA HISTÓRIA.

MARCOS JÚNIOR

MAIO DE 1987 a MAIO DE 2022